No caso da parasitose, deve-se fazer a vermifugação. Matar os vermes que acometem os pobres animais. Dar-se-á, então, a sub-dose, ou sobre-dose, o que acaba por ocasionar a criação do super verme resistente a tudo!

22 de set. de 2009

A mulher na África antiga

[O matriarcado] constitui uma das grandes qualidades próprias às antigas culturas africanas [...]
[O matriarcado] não significa a dominação da mulher sobre o homem, mas a divisão de responsabilidades e privilégios. O poder é, na maioria das vezes, compartilhado entre mulher e homem, assegurando um equilíbrio estável nos negócios de Estado. [...]
São abundantes os exemplos de mulheres soberanas no Egito antigo. [...] Na Bíblia e nos registros históricos, encontramos o exemplo de Makeda (1005-950 a.C.), rainha de Sabá, soberana de um reino que se estendia desde partes do Egito à Etiópia, Sudão, Arábia, Síria e até a regiões da Índia. Além de controlar o comércio riquíssimo da região, de ouro, marfim, responsáveis pela ereção de palácios, estátuas, monumentos, complexos urbanos, represas e sistemas hidraúlicos sofisticadíssimos. [...]
A história da África conhece muitas rainhas-guerreiras, estadistas, que em vários casos enfrentaram militar e politicamente os escravistas e colonizadores europeus.
(Elisa Larkin Nascimento, "As civilizações africanas no mundo antigo", na Revista Thoth nº 03, set./dez. 1997.)
As mulheres também ocupavam posições importantes e cargos de responsabilidades no Reino de Kush (atual Sudão). Podiam ser, por exemplo, as sacerdotisas dos templos em Napata. A rainha era responsável pela educação dos príncipes até a idade de 21 anos e tinha um papel especial na política. Ela adotava a esposa do filho e com isso influía duplamente na administração do reino, tanto por meio do filho quanto da nora.

Por várias vezes a rainha-mãe ocupou, ela própria, o poder político, chegando a combater batalhas contra outros povos, como no enfrentamento com os romanos. A rainha-mãe reinante recebia o título de senhora do Kush ou candace. Este título deriva da palavra meroíta Ktke e significa rainha-mãe. Entre as candaces que chegaram ao poder encontra-se a famosa Amanishaketo (42 a.C.-12 a.C.), que usava também o título de gere, que quer dizer "chefe".

Uma das poucas vezes que a África antiga aparece na história universal é quando se conta que o povo cuxita, comandado por uma mulher, provavelmente Amanishaketo, enfrentou o poderoso Império Romano. Em 21 a.C., a rainha conseguiu que o imperador romano Augusto aceitasse assinar um acordo de paz pelo qual os cuxitas ficariam livres de pagar impostos aos romanos.

A estabilidade política do Reino de Kush tem despertado o interesse dos historiadores. Enquanto em outros reinos antigos existiram várias dinastias e muita violência na luta pelo poder, Kush, até onde se sabe, foi governado por reis ou rainhas de uma mesma família. Os fatores que podem ter contribuído para a estabilidade política e longevidade deste reino africano são: o sistema de escolha do rei, o rígido controle da monarquia sobre as riquezas minerais existentes no subsolo cuxita e a marcante participação da mulher no poder.

9 comentários:

Anônimo disse...

obrigada google mim ajudou + uma vez e agora mais do que nunca!se não fosse vc eu não tinha mim livrado da professora marizete a mais poderoza do colégio!ruim pra caranba.
tomara q ela não tenha visto esse comentário se não.....já imagino..prefiro não comentar.....thauuu continuen assim ammoo a gooooooggglleee!!!!

Anônimo disse...

Eu tambem tenho uma professora assim obrigado mesmo viu !

Anônimo disse...

Karaka,ajudo pa P0RR@!!
tenho q fazer um resumo de 10 paginas,maistinha escrito apenas 2 linhas...escrevi com letra tamanho 1000 no caderno..

Anônimo disse...

Adooorei, me ajudou muito tambem !

Anônimo disse...

Coitada dessas professoras, pois os alunos não sabem escrever direito e além de tudo só copiam os textos da internet, sem ler. A pesquisa pedida pelos professores é para vocês melhorarem a leitura e escrita, mas vocês são uns bobos e vão continuar sendo para sempre. Affffff!!!!!!!!

Anônimo disse...

ESSE SITE MIM AJUDOU BASTANTE, A MINHA PROFESSORA DE HISTORIA ME PEDIU UM RESUMO BEM GRANDE, E GRAÇAS A ESSE SITE EU PUDE TER ACESSO A COISAS QUE NEM IMAGINAVA QUE EXISTIA, NÃO COPIEI O QUE TAVA ESCRITO AQUI, MAIS EU ESTUDEI ATRAVEZ DAQUI E CONSEGUIR UM 10.
MUITO OBRIGADO, ESSE SITE É O MELHOR NÃO QUERO TROCAR ELE POR NADA, MIM AJUDOU BASTANTE E TENHO CERTEZA QUE VAI AJUDAR A TODOS QUE PRECISA DE UMA FORCINHA EM HISTORIA, RSRSRS. CONTINUI SEMPRE ASSIM.

Anônimo disse...

"Mim ajudar", "atravez", "coisas que nem imaginava que existia": pelo jeito, o problema da "galera" não é só em História...

Anônimo disse...

Adorei esse site.

Tiphany Nicolly disse...

Me ajudem no meu livro esta assim indentifique e copie o trecho em que a autora valoriza o matriarcado ?? 🙏🙏🙏🙏 por favor me ajudem.OBS:ESSE TEXTO NO MEU LIVRO VAI SO ATE SOFISTICADÍSSIMOS 🙈 OBG PELA ATENCÃO MAIS ME AJUDEM 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏😍🙈